Acórdão nº 00088/10.6BEVIS de Tribunal Central Administrativo Norte, 12 de Dezembro de 2014

Magistrado ResponsávelAna Paula Santos
Data da Resolução12 de Dezembro de 2014
EmissorTribunal Central Administrativo Norte

Acordam em conferência na Secção de Contencioso Tributário do Tribunal Central Administrativo Norte: RELATÓRIO F…, devidamente identificado nos autos, inconformado, veio interpor recurso jurisdicional da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu, datada de20.09.2013, que julgou totalmente improcedente a oposição por este deduzida à execução fiscal instaurada, originariamente, contra a sociedade de “P…, Lda.” para cobrança coerciva de dívidas provenientes de Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) relativo aos anos de 2007 e 2008 e Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) relativo aos anos de 2005 e 2006 no valor global de €2.618,31 e acrescido, contra ele revertida pelo órgão de execução fiscal na qualidade de responsável subsidiário, cujo processo corre termos no Serviço de Finanças de Lamego, sob o nº 2542200601007254 e Apensos.

Peticionou ao Juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu nos seguintes termos:«(…)deve a presente oposição ser recebida, julgada procedente, por provada e, a final , extinta a execução com base no disposto na alínea b) do nº1 do Arte. 204 do CPPT , Arte 23º nº1 e 4 , e Arte 24º da LGT».

Alicerçou a sua posição tendo para o feito invocado como fundamentos a sua ilegitimidade para a execução emergente (i) do não exercício da gerência de facto da devedora originária e (ii)da ausência de culpa pela insuficiência patrimonial da primitiva devedora para satisfazer os créditos fiscais.

Formulou nas respectivas alegações, a seguinte conclusão que se reproduz: 1. - O recorrente é parte ilegítima, pois nunca praticou atos de gerência no período das dívidas, cf. Art.° 24°, n.° 1, a), da LGT.

Nestes termos, Deve a douta decisão recorrida ser revogada e substituída por outra que aprecie os vícios e erros alegados, com efeitos na extinção da execução fiscal, para...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT