Acórdão nº 02390/07 de Tribunal Central Administrativo Sul, 06 de Junho de 2007

Magistrado ResponsávelAntónio Coelho da Cunha
Data da Resolução06 de Junho de 2007
EmissorTribunal Central Administrativo Sul

Acordam no 2º Juízo TCA Sul 1.

Relatório António ...veio interpor recurso jurisdicional do Acordão do TAF de Lisboa que negou provimento à acção administrativa especial intentada contra a Caixa Geral de Aposentações, que não reconheceu ao A. o direito à aposentação, por falta de pagamento de descontos durante o período de cinco anos em que prestou serviço.

A entidade demandada contra-alegou.

Em sede de alegações finais, o recorrente enunciou as conclusões de fls. 113 e 114, cujo teor aqui se dá por integralmente reproduzido.

O Digno Magistrado do MºPº emitiu douto parecer no sentido de ser negado provimento ao recurso.

x x 2.

Matéria de Facto A matéria de facto é a fixada na decisão de 1ª instância, para cujos termos se remete na íntegra (artigo 713º nº 6 do Cód. Proc. Civil.) x x 3.

Direito Aplicável Nas conclusões das suas alegações o recorrente afirma, em especial que, como consta do ponto J da factualidade assente, lhe foram reconhecidos, para efeitos de aposentação, seis anos e sete meses, de acordo com o regime estabelecido na Lei nº 9/2002, de 11 de Fevereiro, e que esse reconhecimento é proveniente de serviço militar prestado, incluindo o tempo de bonificação. Ora, constitui jurisprudência assente que o tempo de serviço militar conta, com dispensa do pagamento de quotas, nos termos do artigo 3º da Lei nº 9/2002, de 11 de Fevereiro, e Dec. Lei nº 160/04, de 2 de Julho (conclusões 6ª a 9ª).

Para além da contratação e do serviço militar, subsiste a regularização e pagamento de quotas em dívida, previstas nos artigos 13º e 16º do Estatuto da Aposentação.

Salvo o devido respeito, entendemos que o recorrente não tem razão.

O recorrente pretende suprir a insuficiência de descontos prevista no DecretoLei nº 362/78, de 28 de Novembro, (regime especial), com recurso a normas constantes do Estatuto da Aposentação (artigos 13º e 16º) e a insuficiência do tempo de serviço e descontos com recurso à Lei 9/2002, de 11 de Fevereiro, inexistente à epoca em que prestou serviço, o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT