Acórdão nº 07473/02 de Tribunal Central Administrativo Sul, 20 de Maio de 2003 (caso NULL)

Magistrado ResponsávelFonseca Carvalho
Data da Resolução20 de Maio de 2003
EmissorTribunal Central Administrativo Sul

RELATÓRIO Não se conformando com a sentença do Tribunal Tributário de 1ª instância de Lisboa que julgou procedente por provada a oposição deduzida por P..., SA contra a execução fiscal contra si instaurada pela Câmara Municipal de Sintra para pagamento da quantia de 225 000$00 referente a taxas de Instalação Abastecedora de Combustíveis do ano de 2000 veio a exequente dela interpor recurso para o TCA concluindo assim as suas alegações: 1°Vem o presente recurso interposto da sentença que julgou procedente a oposição deduzida pela oponente P..., SA 2° Deve entender-se que em causa está uma taxa e não um imposto.

  1. Trata-se de uma taxa que tem pleno fundamento legal e é conforme o ordenamento jurídico encontrando-se prevista na secção V artigo 70 da Tabela de Taxas e Licenças do Município de Sintra.

  2. Desde 1988 consta da Tabela de Taxas e Licenças do Município de Sintra que as instalações de carburantes localizadas em propriedade privada estão sujeitas ao pagamento de uma taxa pelo seu licenciamento.

  3. Ainda que as instalações se situem em propriedade privada certo é que o oponente sempre terá de terá cesso ao domínio público municipal utilizando um bem semipúblico.

  4. O factor gerador da taxa são os custos inerentes à concessão da licença de funcionamento do posto de abastecimento 7º Para conceder licença há que ordenar de acordo com a lei que se vistorie o estabelecimento e se proceda a todas as diligências.

  5. A CMS taxa de forma desigual situações que assentam em pressupostos diferentes.

  6. Qualquer licença concedida ao abrigo da tabela de taxas e licenças pelo município caduca no final do ano civil a que respeita e por isso tem de ser renovada anualmente artigos 8° e 9° desse regulamento 10° Em causa está a prestação de uma utilidade individualizável de bens da utilização pública por via do desgaste ambiental que qualquer posto de carburantes implica do ponto de vista ambiental com a inevitável contaminação do solos e atmosférica seja em termos imediatos ou futuros.

  7. São um permanente risco público que tem ser ponderado obrigando à adaptação de estruturas e serviços municipais em termos ambientais e de segurança civil 12° Há que acautelar que funcione em locais apropriados e em boas condições de segurança.

  8. Encontrando-se entre as atribuições das autarquias locais a salubridade saneamento básico defesa e protecção do meio ambiente e qual idade de vida do respectivo agregado populacional.

  9. O valor das taxas é revisto anualmente e o aumento verificado em 2000 teve em linha de conta factores como a inflação desgaste ambiental no domínio público decorrente da natureza dessas instalações e os...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT