Acórdão nº 11553/02 de Tribunal Central Administrativo Sul, 03 de Outubro de 2002 (caso NULL)

Magistrado ResponsávelJoão B. Sousa
Data da Resolução03 de Outubro de 2002
EmissorTribunal Central Administrativo Sul

RELATÓRIO: Acordam, em conferência, na Secção de Contencioso Administrativo do TCA: O Vereador do Pelouro da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa interpôs recurso da sentença do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa que deferiu o pedido de suspensão da eficácia formulado por M...

relativamente ao despacho de 13-11-2002, no qual se determinava que esta procedesse à desocupação do respectivo alojamento, no prazo de 45 dias, sob pena de despejo sumário e demolição a executar pela Câmara Municipal.

Transcrevem-se as conclusões da alegação do Recorrente: 1ª - Os agravados, com a execução do acto contenciosamente impugnado, não sofrem prejuízos de difícil reparação.

  1. - Isto na medida em que possuem alternativa habitacional.

  2. - Ou, pelo menos, têm recursos para, por seus próprios meios, a obterem.

  3. - Pela que não se mostra assim, preenchida a alínea a) do n° 1 do artigo 76° da L.P.T.A.

  4. - Por outro lado, a manutenção da existência da barraca cuja desocupação e demolição foi ordenada pelo acto anteriormente recorrido.

  5. - Na medida em que põe em causa a recuperação do local onde a maior parte das barracas existentes já foi demolida.

  6. - Conduz a uma situação de grande insalubridade, quer para os que lá persistem em pretender continuar, como também para a comunidade em geral, que terá de suportar por mais algum (certamente não pouco) tempo, as condições degradantes, de todos conhecidas, de uma zona de "barracas".

  7. - O que conduz a urna situação violadora de interesses ambientais os quais estão contemplados e merecem tutela, quer a nível constitucional (artigo 66°- da Constituição da República Portuguesa), quer a nível de legislação ordinária - Lei 11/87 de 7 de Abril (Lei de Bases do Ambiente ).

  8. - Mostra-se assim, também, não verificado o requisito previsto na alínea b) do n° 1 do artigo 76° da L.P.T.A.

  9. - Ao não se ter atendido e entendido nos termos que acabam de se expor, violou a douta decisão recorrida aqueles dois citados precitos legais previstos nas duas alíneas do n° 1 do artigo 76° do Dec. Lei 267/85 de 16 de Julho.

  10. - Pelo que, deverá ser revogada e substituída por outra que indefira a peticionada suspensão de eficácia.

Não foi apresentada contra-alegação.

O Ministério Público emitiu o douto parecer de fls. 78, no sentido do provimento do recurso e do indeferimento do pedido de suspensão de eficácia.

Cumpre decidir.

Na sentença fixou-se a seguinte matéria de facto: 1 - A requerente é arrendatária há cerca de 40 anos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT